Decoração e Design de Interiores

Riva aposta na recuperação e reciclagem de materiais

Linha Sava ganha novas peças com a reutilização dos retalhos que antes eram mandados para a fundição

A Riva entra firme no processo de reciclagem de materiais e lança saladeira e jogo de talheres produzidos artesanalmente com sobras e retalhos de aço inox que antes eram enviados direto para fundição. A ideia de aproveitar os restos de materiais produzidos veio da observação do designer Rubens Simões dentro da própria fábrica. Retalhos de aço inox da linha Sava, composta por bandejas, aparelhos de chá e café e jarras, foram trabalhados e o reaproveitamento desse material deu origem aos novos objetos da linha.

Três "lascas" de aço inox das sobras de produção fazem o apoio da nova saladeira Sava. Levemente inclinados na vertical, os retalhos formam um mosaico e servem como apoio para o recipiente de vidro, próprio para servir saladas. A peça é acompanhada de um pegador de aço inox. Além da modernidade, a base de retalhos imprime leveza ao objeto, que foi desenvolvido em dois diferentes tamanhos: 20,5 x19 cm (pequena) e 26x24 cm (grande).

Um jogo de talheres também foi produzido com as peças que sobravam do recorte dos pés da saladeira. São facas, garfos, colheres, espátulas para queijo, faca de pão, trinchante para carne e par de saladas, fabricados artesanalmente com as lascas. Dessa forma, a empresa ampliou a linha, criando um design exclusivo e peças efetivamente ligadas à recuperação e à reciclagem de materiais.

Além de diminuir o consumo de energia que seria utilizada para fundir as peças, a empresa adota outras normas ambientais como a recuperação das águas da estação de tratamento de efluentes, reciclagem dos vidros e do aço inoxidável e a recuperação total dos metais contidos nos resíduos galvânicos.

As novas peças da linha Sava aliam elegância e inteligência. "Acredito que um bom design deve ser tão natural quanto o nosso meio ambiente e, nas novas peças da linha Sava, essa preocupação veio em primeiro lugar", afirma Rubens Simões, designer e presidente da Riva.

Onde encontrar:
Em Curitiba
Roberto Simões Casa
R. Cândido Abreu, 127 Lojas 10/11-b
Bairro: Centro
Curitiba - PR
Fone (41) 3233-3597

Sobre a Riva:
Criada em 1988, a Riva é uma empresa brasileira que se tornou referência em design de objetos em prata e aço inox. Fundada pelo designer industrial Rubens Simões, a fábrica da Riva se localiza em Caxias do Sul (RS). A empresa produz objetos utilitários e multifuncionais que mesclam estética e funcionalidade. A produção abrange mais de 600 itens - entre eles faqueiros, réchauds, bandejas térmicas, baldes de gelo, jogos de chá e café, jarras, açucareiros. A empresa exporta para Arábia Saudita, Argentina, Alemanha, Angola, Bélgica, Canadá, Chile, Chipre, Emirados Árabes, EUA, Grécia, Inglaterra, Itália, Israel, Nicarágua, Panamá, Peru, Porto Rico, Síria, Tunísia e Venezuela. A Riva já ganhou os mais importantes prêmios internacionais de design, como os alemães IF Product Design Award, em 2 006, com o jogo de saleiro e pimenteiro Murazzo, desenhado por Rubens Simões, e em 2008, o Red Dot, com a linha Arthur Casas by Riva (faqueiro, sopeira e bandeja) e tem peças na loja do MoMA (Museu de Arte Moderna), em Nova York.
www.riva.com.br
SAC 0800 6061600