Defesa do Consumidor

Cresce mercado de franquias para farmácias de manipulação

Segundo Luisa Saldanha, presidente do Grupo Pharmapele, a conversão em franquias é o novo foco das grandes redes de farmácias de manipulação no mercado brasileiro

Atualmente, existem mais de 7 mil estabelecimentos do
gênero no país, tornando o Brasil o maior mercado mundial
de farmácias de manipulação, segundo dados da Anfarmag

Depois das grandes redes de drogarias, é a vez das farmácias de manipulação. Aproveitando um crescimento que já faz do Brasil o maior mercado mundial de medicamentos manipulados, as farmácias de manipulação tornaram-se o novo alvo das franquias. "Marcas fortes estão se convertendo em redes franqueadas e ganhando o mercado", avalia a farmacêutica Luisa Saldanha, presidente do Grupo Pharmapele.

As perspectivas de crescimento para este novo enfoque do mercado de farmácias de manipulação serão discutidas nesta sexta-feira durante o 3º Congresso Internacional da Consulfarma, que vai reunir mais de três mil pessoas do setor em São Paulo e cerca de 100 expositores. "O maior acesso da população de baixa renda e avanços tecnológicos são alguns fatores que justificam esse crescimento das marcas de farmácias de manipulação", completa Luisa.

De acordo com dados da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), o Brasil já é o maior mercado mundial de farmácias de manipulação. São 7 mil estabelecimentos do gênero no país, um crescimento de 40% entre os anos de 2002 e 2007. "Já existem grandes marcas de farmácias de manipulação no país, é natural que este setor esteja experimentando um crescimento grande na área de redes franqueadas", explica Luisa.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o número de empresas franqueadas nos segmentos de saúde e beleza passou de 8.340, em 2001, para 11.452, em 2007. O Grupo Pharmapele também é um bom exemplo deste crescimento. Em 2000, a marca abriu sua primeira loja franqueada no Recife, em Pernambuco. Apenas cinco anos depois, já contava com 27 lojas franqueadas em vários estados brasileiros. Atualmente, o Grupo Pharmapele possui 50 lojas franqueadas em todo o país e acaba de inaugurar sua terceira loja pelo sistema de franquias no Estado de São Paulo, no Alto da Lapa, Zona Oeste.

Sobre a Pharmapele

A Pharmapele - Farmácia de Manipulação é uma empresa genuinamente brasileira com mais de 20 anos no mercado de medicamentos e cosméticos. Com foco na promoção de bem-estar e qualidade de vida, a empresa conta atualmente com 32 lojas franqueadas e nove lojas próprias em todo o país, ampliando sua atuação nas regiões Sul e Sudeste, onde inaugura mais duas lojas em São Paulo até o fim deste ano. O Grupo Pharmapele conta ainda com a Natusense, indústria exclusiva para a fabricação de seus produtos e pioneira no desenvolvimento e tecnologia em novos cosméticos para abastecer sua rede franqueada.

A Pharmapele - Farmácia de Manipulação é a única do país a receber por cinco anos consecutivos (de 2004 a 2007) o selo de excelência em franchising concedido pela Associação Brasileira de Franchising e também já é considerada uma das cinco melhores franquias em cosméticos do Brasil, de acordo com GV Consult, Núcleo de Consultoria da Fundação Getúlio Vargas.

Tino - Projetos em Comunicação
Regiane Monteiro/Danilo Tovo