Economia, Finanças e Negócios

João Jacob Vontobel recebe Medalha do Mérito Farroupilha

O empresário gaúcho João Jacob Vontobel será homenageado pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul em solenidade que ocorre no próximo dia 27 de maio, às 14h, no Plenário do Palácio Farroupilha (Praça Marechal Deodoro, 101 - Centro). Fundador e atual integrante do Conselho de Administração da Vonpar, Vontobel receberá Medalha do Mérito Farroupilha, entregue pelo presidente da casa, deputado Alceu Moreira. O prêmio se deve aos 60 anos que a Vonpar completa neste ano de 2008.

Proposta pelo deputado Adroaldo Loureiro, a láurea é concedida a personalidades que, por motivos relevantes, tenham prestado grandes serviços ao estado do Rio Grande do Sul e à sociedade gaúcha.

Entre as ações encabeçadas por João Jacob Vontobel está o Restaurante Comunitário Prato Popular, projeto pioneiro no Brasil mantido pela Vonpar que oferece refeição ao preço de R$ 1,00 a milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Iniciado há cinco anos em Porto Alegre, o restaurante serviu de exemplo a outros empresários da iniciativa privada, que se engajaram na causa e hoje mantêm mais de 50 estabelecimentos semelhantes em todo o País, incluindo o Prato Popular de Florianópolis - também mantido pela Vonpar. Além deste, a empresa participa de outros vários projetos sociais, como Projeto Pescar, Junior Achievement, Escola Teatro Bolshoi, entre outros.

Após a cerimônia, João Jacob Vontobel receberá convidados para um brinde no Salão Julio de Castilhos da Assembléia.

Sobre o homenageado

Natural de Ijuí, João Jacob Vontobel iniciou suas atividades no setor de bebidas em 1948, aos 19 anos, juntamente com o irmão Arno Vontobel. Em 1953, é construída a fábrica de Santo Ângelo - em atividade até hoje -, inicialmente fabricando Laranjinha e, posteriormente, a Grapette, duas emblemáticas marcas gaúchas, ambas já extintas. Em 1963, a fábrica, que já distribuía Coca-Cola há 10 anos, passa a produzir o refrigerante. Nos anos 60, já na fábrica, de Porto Alegre, lança a água mineral Minuano e o Minuano Limão, primeiro refrigerante tamanho litro do Brasil de alta aceitação junto ao público.

Em 1980, negocia a venda da Minuano Limão para a Coca-Cola Internacional, recebendo o território em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, onde constrói a nova fábrica de Coca-Cola, na Baixada Fluminense. Também na década de 80, adquire a fábrica de Porto Alegre - atual matriz - e passa a adotar a razão social Vonpar Refrescos S.A. Em 1992, em uma nova negociação, vende a fábrica de Nova Iguaçu e assume a franquia de Santa Catarina. Ainda neste ano, João Jacob Vontobel transfere a Presidência Executiva para o filho Ricardo, mantendo-se na Presidência do Conselho. Em 2008, contrata Augusto César Parada para a Presidência Executiva do Grupo, passando às mãos de Ricardo Vontobel a Presidência do Conselho Administrativo, ficando João Jacob Vontobel como Conselheiro da empresa.

Martha Becker Assessoria de Comunicação
www.marthabecker.com.br