Economia, Finanças e Negócios

TRW adota ferramenta de colaboração da T-Systems para integrar dados e otimizar a cadeia de suprimentos

Implantação de EDI Sincronizado permitiu integração das informações, agregando agilidade na área de Logística de Entrega da TRW.

A T-Systems do Brasil, uma das líderes em serviços de Tecnologia da Informação e de Comunicações (ICT) da Europa, pertencente ao grupo Deutsche Telekom implementou na TRW, empresa global fabricante de sistemas de segurança automotiva, um sistema de colaboração e troca de informações eletrônicas, junto aos fornecedores da cadeia produtiva, denominado EDI Sincronizado.

Para otimizar a cadeia logística e de produção das unidades de Engenheiro Coelho, Lavras e Limeira, a área de logística da TRW foi ao mercado buscar um sistema que centralizasse dados e processos, somado a um parceiro tecnológico com know-how no setor automotivo para garantir bons negócios com seus fornecedores, e adicionalmente proporcionar mais agilidade na operação de logística interna.

Por atender aos requisitos exigidos, após o estudo de viabilidade a T-Systems foi escolhida para unificar os diversos meios de comunicação logísticos da TRW baseados no EDI de colaboração. "Como resultado desta parceria, a TRW agregou valor competitivo ao processo de entrega, padronizando e otimizando seus negócios junto à cadeia de Supply Chain", lembra Nátalin Donizete Candido, Gerente do Projeto EDI da TRW.

A T-Systems implementou na cadeia de negócios da TRW diversos sistemas, tais como a Programação de Entregas, Programação D/S/M - Kanban, Aviso de Embarque - ASN, Protocolo de Recebimento e Correio Eletrônico, integrando as áreas de Recebimento Fiscal, Logística Operacional, Planejamento, Suprimentos e Operador Logístico. Edson Perez, diretor de Vendas para Suppliers da T-Systems, recorda que o grande desafio foi alinhar as regras de negócios previamente estabelecidas para os processos e em conseqüência destes, promover os indicadores mútuos de desempenho entre os participantes da cadeia de Supply Chain da TRW.

Com a superação dos desafios previamente esperados durante a implantação, a TRW passou a obter resultados favoráveis, informações em tempo real e padronização de dados entre os parceiros do projeto otimizando assim sua logística fiscal e operacional. "Este processo de sincronização, com regras de negócio bem definidas e estabelecidas entre a TRW e seus parceiros, beneficia os negócios da empresa e a cadeia de fornecimento", destaca Nátalin Candido.

Sobre a T-Systems

A T-Systems www.t-systems.com.br, a segunda maior provedora de Tecnologia da Informação e Comunicações (ICT) da Europa, é uma empresa do grupo Deutsche Telekom. Oferece serviços de infra-estrutura (como outsourcing de data center e desktop, serviços globais de voz, dados e IP), bem como desenvolvimento e gerenciamento de aplicativos e serviços de integração de sistemas, visando à total integração dos serviços de TI e Telecomunicações. Possui hoje 56 mil colaboradores em mais de 20 países, com faturamento de EUR 12 bilhões em 2007. Presente no Brasil desde 2001, a T-Systems é uma das provedoras líderes de serviços de ICT para o setor automotivo, com forte atuação nos segmentos de manufatura, bancos, seguradoras, serviços, saúde, utilities, varejo e telecomunicações, com destaque atuação para o mercado offshore.

Sobre a TRW

Com faturamento de R$ 1,3 bilhão em 2007, a TRW Automotive é uma das empresas líderes do segmento de fornecedores do setor automotivo no Brasil. A companhia está presente na maioria dos veículos brasileiros e participa do desenvolvimento de avançados projetos da indústria automobilística. Com matriz em Limeira (SP), a TRW emprega cerca de 5.200 pessoas em seis unidades industriais e duas joint ventures. A TRW Automotive fornece para os mercados das montadoras, de reposição e de exportação uma linha completa de produtos que inclui sistemas de freio, direção e suspensão, ABS, cintos de segurança, volantes de direção, airbags, válvulas de motores, componentes eletrônicos, sistemas de fixação, módulos de suspensão dianteira e traseira, e serviços e peças de reposição.

T-Systems do Brasil
Ketchum Estratégia - Assessoria de Imprensa
Geninha Moraes - (11) 5096 4334 ramal 218 - ricardo.humberto@ketchum.com.br
Ana Paula Telles - (11) 5096 4334 ramal 297 - anapaula.telles@ketchum.com.br