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Viagem direta de Mesquita e Nilópolis à barra sai por R$ 5

Quem mora em Mesquita e Nilópolis, na Baixada Fluminense, e quiser ir à Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, para trabalhar ou se divertir, agora não vai precisar pegar mais de uma condução para fazer o trajeto. A ligação é direta entre os dois lugares, em ônibus climatizados, com o passageiro pagando apenas R$ 5 pela viagem, embora a empresa vencedora da licitação, a Expresso Cruzeiro do Sul Ltda., esteja autorizada a cobrar R$ 5,30 pelo trajeto Mesquita-Barra e R$ 7,50 entre Nilópolis e Barra.

Pelo edital de licitação das duas linhas intermunicipais, lançado pelo Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), da Secretaria de Transportes, mesquitenses e Nilopolitanos economizariam por mês, respectivamente, R$ 153 (R$ 1.836 por ano) e R$ 99 (R$ 1.185 por ano), ou seja, 32% e 22%. Com a fixação da passagem em R$ 5, a economia será superior aos percentuais anteriores.

Nesta quarta-feira, pela manhã, o governador Sérgio Cabral deu início à operação das linhas em solenidade realizada na Praça Darcy Ribeiro, em Mesquita. Agora só falta Nova Iguaçu, cuja licitação foi realizada recentemente, para completar a ligação de toda a Baixada com o bairro carioca. Cabral elogiou a atitude do dono da Expresso Cruzeiro do Sul de baixar ainda mais a tarifa.

- Foi uma decisão justa e inteligente. O empresário entende que com esta medida vai aumentar a ocupação dos ônibus, pois cada veículo que fizer o trajeto com lugares vazios não os recupera mais - argumentou o governador.

A frota contará com 33 ônibus, equipados com ar-condicionado e televisão. No mínimo, 10% dos veículos deverão ser adaptados para acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais. As linhas vão atender 3.322 passageiros e a cada 30 minutos um ônibus sairá dos pontos iniciais. Este intervalo cai para 15 minutos nos horários de pico. O prazo da concessão é de 15 anos, prorrogáveis por igual período, se o governo julgar necessário e desde que comprovada a excelência do serviço.

A ligação das cidades da Baixada com a Barra foi uma determinação do governador como uma forma de diminuir o sacrifício e os gastos dos moradores da Baixada para chegarem à Barra da Tijuca. Até então, a pessoa tinha que pegar varias conduções, levando mais de duas horas para fazer o trajeto. O Detro licitou primeiro as linhas Duque de Caxias/Magé-Barra, depois as de Japeri/Queimados, Belford Roxo e São João de Meriti. Um projeto bom para a população e bom para o próprio governo do estado.

- É a primeira vez que o governo do estado realizou licitação para linhas intermunicipais de ônibus. E com um detalhe: com o vencedor da concessão pagando outorga. Mas não foi fácil, pois enfrentamos e continuamos a enfrentar muitas pressões contra a iniciativa. Valeu a pena, pois a economia que esses moradores da Baixada estão fazendo representa quase um décimo quarto salário - ressaltou Cabral.

A empresa que ganhou a licitação para fazer o trajeto entre Mesquita e Nilópolis com a Barra pagou ao Estado R$ 1,7 milhão. Até agora, o Detro já arrecadou com essas licitações mais de R$ 40 milhões que estão sendo empregados em projetos e obras na área de transportes e de segurança pública.

- Quando a ligação de Nova Iguaçu com a Barra for iniciada, o que vai ocorrer logo, estaremos completando a missão que o governador nos deu, o de realizar este sonho dos moradores da Baixada. Sou testemunha da coragem e firmeza do governador ao enfrentar grupos econômicos que tentaram impedir essas licitações, defendendo seus interesses em detrimento do bem-estar da população - afirmou o presidente do Detro, Rogério Onofre.

Também participaram da solenidade o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, o secretário de Transportes, Julio Lopes, os prefeitos de Mesquita, Artur Messias, de Nilópolis, Sérgio Sessim, de Queimados, Max Lemos, e de Japeri, Timor, e os deputados estaduais Alexandre Calazans e Mário Marques, entre outros.

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